Alquimia – palavra de origem árabe que significa “solve et coagula” ou a “arte da cura de todos os males”.

Seus registros mais antigos datam de três a cinco mil anos antes de Jesus Cristo, tendo vários momentos históricos de auge. Na idade média lembramos de alguns alquimistas que marcaram com seus estudos tais como: Hermes Trimegistus, Nicolas Flamel e Paracelsus.

A alquimia como ciência de observação e manipulação de produtos da natureza foi segmentada em diversos campos originando a astrologia, numerologia e até algumas áreas da ciência médica atual.

O objetivo da alquimia é a transmutação do ser humano que é perfectível, porém ainda imperfeito. Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam que os alquimistas transformavam chumbo em ouro; isto é apenas uma simbologia da transmutação possível de qualquer ser humano através dos princípios da alquimia que respeita e utiliza as forças e o biorritmo da natureza.

Os alquimistas costumavam usar diversas pinturas para perpetuar os seus conhecimentos de onde poderíamos imaginar que daí também surgiu o adágio “de que uma imagem vale mais do que mil palavras”.


Sergio Maia ©
Tel: (11) 9 7083-8574

Desenvolvido por: Vinícius Maia